Centeio (Secale cereale)

É uma gramínea altamente rústica, resistente ao alumínio tóxico e a acidez do solo. É uma espécie que pode ser utilizada para pastejo, pois possui alta produção de massa verde, mas também pode ser usado como cobertura de solo. É uma planta que tolera baixas temperaturas, o que permite uma boa formação de pastagem durante períodos de frio intenso.
É uma gramínea altamente rústica, resistente ao alumínio tóxico e a acidez do solo, possui raízes bem desenvolvidas, que possibilita maior eficiência no uso da água. Possui resistência a Ferrugem da folha, manchas foliares, oídio, carvão, Septoriose, Crestamento, VNAC, além disso, a biomassa de centeio, pode suprimir o crescimento de plantas daninhas pela liberação de substâncias químicas alelopáticas, principalmente de folha estreita.
IPR 89
PMS: 24 g
Regiões de adaptação: RS, SC, PR, SP de março a junho
Germinação mínima: 80%
Ciclo: Longo
Florescimento: Em torno de 75 a 85 dias após o plantio
Pré-colheita: Em torno 125 a 135 dias após o plantio
Espaçamento entre linhas: 17 cm
Profundidade de plantio: 2 a 4 cm
Densidade: 300 a 350 sementes viáveis/m²
Recomendação de plantio: 60 kg/há
Produtividade por hectare: 2.000 kg/ha
Hábito de crescimento: Ereto
Resistência a seca: Média
Proteína bruta na matéria seca: 12%
Altura de entrada dos animais: 30 cm
Altura de saída dos animais: 15 cm
Produção de massa verde: 25 a 30 t/há
Estudo produzido pela Embrapa trigo de Passo Fundo – RS, demonstrou que áreas de possui produzem 20 buva/m², áreas de produção de aveia preta 1buva/m², em locais de trigo 0,75 buva/m², e em áreas de centeio 0 buva/m².
(Procure um agrônomo de sua confiança, sempre lembrando que a disponibilização de nutrientes e produção depende de ambiente propício, manejo e tratos culturais).