Trigo Mourisco

Planta muito utilizada para cobertura e adubação verde, seu grão pode ser utilizado para produção de farinha para indivíduos com intolerância a glúten.
Cultura de ciclo curto, pouco exigente em questões de nutrição e água, possuindo grande tolerância a seca, conseguindo assim bom desenvolvimento em solos pobres, pode-se haver resposta positiva a adubação com NPK, deve-se evitar solos úmidos, é suscetível a geada, além disso, alguns pesquisadores citam que o mesmo pode auxiliar na redução de população de nematoides, lembrando sempre que é uma cultura de polinização cruzada para gerar grãos portando, a presença de abelhas e essencial tomando sempre cuidado com o uso de inseticidas não seletivos a abelha.
Possui duas janelas de plantio dentro de um esquema de rotação de grandes culturas quando pensamos em Soja e Milho como culturas principais. Pode ser semeado na primavera ou fim do inverno, quando não ocorrem mais geadas e o solo tem temperatura elevado (em torno de 15 graus). Semeando fim de agosto ou setembro consegue-se colher mourisco em fim de novembro, início de dezembro e semear ainda soja.
IPR 91 – BAILI
Germinação mínima: 80%
Região de adaptação: MT, GO, MS, SP, PR, SC, RS (outubro a dezembro sem restrição)
Pms: 30 a 35 g
Ciclo: precoce
Florescimento: Aproximadamente 40 dias
Pré-colheita: Aproximadamente 75 dias
Espaçamento entre linhas: 17cm
Recomendação de plantio: 60 kg (para plantio a lanço 20 a 30% a mais).
Número de plantas por hectare: 350 mil
Profundidade de plantio; 1 a 2 cm
Características ESPECIFICAS
Habito de crescimento: Arbusto ereto
Massa verde: 15 a 20 t/há
Massa seca: 6 a 8t/há
Resistência a seca: Alta
Fixação de nitrogênio: 60 a 120(kg/há)
.
(Procure um agrônomo de sua confiança, sempre lembrando que a disponibilização de nutrientes e produção depende de ambiente propício, manejo e tratos culturais).